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6.29.2005

Permalink l 6/29/2005 02:57:03 PM

Guerrilheiro por natureza





Ativistas do Greenpeace protestaram no dia 25, durante o jogo do Brasil pela Liga Mundial de Vôlei, no Ginásio do Ibirapuera. Uma faixa com a pergunta "Bunge: você usa soja transgênica nos seus produtos?" foi estendida na arquibancada do ginásio, alertando o público presente. Os ativistas foram retirados do ginásio pelos seguranças. A atividade de hoje deu continuidade à campanha lançada essa semana para incentivar os consumidores a pressionarem a Bunge por uma produção livre de transgênicos.

Leia o artigo no site do Greenpeace.

Abs, Carlos.


Fala, guerrilheiro! :


6.27.2005

Permalink l 6/27/2005 10:08:11 AM

Artigo sobre Marketing de Emboscada



Nas Olimpíadas de Atenas foram tomadas precauções radicais para evitar Marketing de Emboscada. Abaixo uma lista dos itens não permitidos dentro do estádios. Leia o artigo inteiro no site da BBC.

Como guerrilheiro de Marketing, minha posição é a seguinte: não tem volta, os promotores de eventos e patrocinadores oficiais viram vilões como a indústria fonográfica que processa os universitários que fazem downloads.

Ao invés de usarem a criatividade para tornarem suas propriedades dentro dos eventos mais atraentes, eles ficam perdendo tempo barrando grupos com camisetas de marcas concorrentes. Aliás, uma atitude nada simpática. Marcas guerrilheiras, como a Nike, fazem a festa conquistando simpatia e atitude para sua marca.

Itens proibidos nos estádios:

:: Flags, umbrellas, shirts, hats bags with trademarks of rival sponsors
:: Electronic equipment of non-rights holding broadcasters
:: Flags of non-participating countries
:: Banners larger than 1m square
:: Pirate Athens 2004 products
:: Food - except for proven medical reasons
:: Political demonstrations
:: Ticket touting
:: Unauthorised entry of TV presenters
:: Ambush marketing



Fala, guerrilheiro! :


6.23.2005

Permalink l 6/23/2005 09:59:28 AM

Depois do bodyadvertising, chegou o 'voicevertising'.





O diretor de criação da Cunning, Floyd Hayes, colocou sua voz a venda no eBay prometendo gritar o nome da marca o mais alto possível, a cada 15 minutos por uma semana inteira. Ele fará isso sem se importar com o local onde estiver ou o que estiver fazendo.

O bacana é que o lance mais alto foi dado pelo drops (bom para a garganta) Halls. Veja o vídeo aqui.



Fala, guerrilheiro! :


Permalink l 6/23/2005 09:24:09 AM

Batman Begins





Esse cara já estava em congonhas hoje às 06:40. Será que o Bruce apareceu?

Abs, Daniel




Fala, guerrilheiro! :


6.22.2005

Permalink l 6/22/2005 01:12:26 PM

Criatividade de guerrilha na campanha da Olla



Fazendo uma paródia da campanha de outdoors do Itaú, a Olla conseguiu despertar muito boca-a-boca.


















Fala, guerrilheiro! :


6.21.2005

Permalink l 6/21/2005 08:17:26 PM

Problemas no provedor



Ficamos 5 dias sem atualizar o blog por conta de problemas técnicos do Globo.com.

O provedor congelou nossa conta por interpretar que estávamos mandando spam. Nestes últimos 5 dias venho brigando com os atendentes-robôs e hoje o surpevisor Macedo me ligou avisando que abriria uma exceção no meu caso, pois não teria localizado o problema. Só faltou pedir para eu me desculpar por pagar os boletos em dia. Um lixo.

abs

Fala, guerrilheiro! :


6.15.2005

Permalink l 6/15/2005 04:01:52 PM

Novela distribui rosas na rua





Em linha com sua campanha e seu site/blog, a novela Alma Gêmea, que estréia segunda na Globo, distribuirá flores em bairros de São Paulo e do Rio com casais com figurinos da década de 40, em carros de época.

Retirado da Folha de S. Paulo.

Abs, Daniel.



Fala, guerrilheiro! :


Permalink l 6/15/2005 09:24:17 AM

Adesivo no carro




Está rolando na comunidade de marketing de guerrilha no Orkut uma discussão sobre a estratégia da Herbalife de adesivar carros. É guerrilha eficiente ou é só cafona? Ontem, vendo uma Quatro Rodas de março de 2004, descobri o dentista Jorge Larossi, que adesivou seus três carros: um New Beetle (tunado com mais de 90 mil reais em equipamento!), um Audi TT conversível e um PT Cruiser.

Segundo a revista, a idéia de criar esta frota adesivada surgiu há 5 anos e os três carros juntos valem 300 mil reais. Para o Dr. Jorge a clientela só aumentou, por isso ele já mandou adesivar outro, um Peugeout 206 conversível, no valor de 66 mil reais.

Se é cafona, restam poucas dúvidas, mas pelo valor do outdoors ambulantes, a estratégia realmente deve funcionar.

abs, GF




Fala, guerrilheiro! :


6.13.2005

Permalink l 6/13/2005 02:39:28 PM

Guerrilha para bandas: my Space na Folha de hoje





"A banda Coldplay tem 30.479 amigos, o Queens of the Stone Age, 31.574, cerca de 10 mil a menos que o ex-vocalista do Smashing Pumpkins, Billy Corgan. Os indies do Jupiter Sunrise têm apenas 12.331, mas, a julgar pela lista de amigos do Pixies, com seus apenas 6.338 agregados, pode-se imaginar que a bandinha formada há três anos nos arredores de Nova York anda mais bem cotada do que o veterano quarteto de Frank Black e Kim Deal."

"Assim é o mundo do MySpace.com, espécie de "Orkut dos artistas" criado em setembro de 2003 e atualmente um dos mais populares do ramo de sites de relacionamento social entre os jovens americanos e, principalmente, os grupos de pop rock independentes e/ou consagrados."

"Com 14 milhões de visitantes únicos ao mês, segundo dados do instituto americano de pesquisa do consumidor comScore, o site tocado por Chris DeWolfe e Tom Anderson, um músico ele próprio, supera em popularidade o Friendster, serviço de relacionamentos pioneiro nos EUA com atuais 1 milhão de visitas ao mês.
Os artistas agradecem. Com permissão para disponibilizar até quatro faixas em seus perfis pessoais, manter uma agenda de shows atualizada e também um blog com notícias e comentários genéricos, cerca de 300 mil bandas já utilizam o serviço como uma alternativa de divulgação."

Os artistas já descobriram o que muitas empresas já estão fazendo no Orkut e similares:

"A estratégia não interessa apenas aos iniciantes. 'Há muitas coisas acontencendo, e a indústria do disco não tem mais o mesmo dinheiro para promover suas bandas. A economia mudou, e agora tanto as bandas quanto os empresários têm que assumir mais responsabilidades e fazer sua própria divulgação", avalia DeWolfe. "São 18 milhões de fãs potenciais que podem descobrir suas músicas'."


Fala, guerrilheiro! :


6.10.2005

Permalink l 6/10/2005 11:38:25 AM

Hotsite viral para a Super Bonder: "primeiro reality show de propaganda"





Fernanda conta na comunidade de marketing de guerrilha no Orkut: "DM9 cria ação de marketing viral para a Super Bonder. Colaram um monitor com a cola na parede, e os internautas mandam msg instantaneas. Vale a pena entrar e conferir".

O monitor tem 11 kilos!

Valeu, Fernanda.



Fala, guerrilheiro! :


Permalink l 6/10/2005 09:59:10 AM

Rua: a arte que ninguém vê



Evento de street art no Guia da Folha de hoje:

Evento dividido em 3 partes que aborda os "stickers", adesivos colados por artistas visuais nas ruas. Na primeira, que acontece em todo o mês de junho, serão realizados seminários, exibição de documentários e intervenções artístícas.

Paulo Eiró. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro, tel. 5525-1855. 543 lugares. Ter. e qui.: 19h às 21h. Até 23/6.


Fala, guerrilheiro! :


6.9.2005

Permalink l 6/9/2005 10:56:53 PM

Cuidado com os blogueiros!



De acordo com a agência global de RP Edelman e da empresa de pesquisa de mercado e portal de blog Intellseek, empresas que ficarem agressivas com blogueiros ou tentarem ignorar seus comentários estão encarando uma batalha perdida.

"Marketing, advertising and PR professionals are being urged to forge closer links with the growing blog community to avoid crisis communications disasters, according to the latest study on the blogging phenomenon."

Retirado da Brand Republic via The Hidden Persuader.



Fala, guerrilheiro! :


Permalink l 6/9/2005 10:36:07 PM

Até ela.





Nota da Mônica Bergamo na Folha de hoje

"Gisele Bündchen ganhou uma música só para ela. M. Muniz criou a letra, dois DJs arranjaram e a cantora Mônica Mannakel acrescentou a voz. A música se chama 'Gisele is Love', e os fãs da modelo escolherão, em uma votação no próprio site da modelo, a versão que vai virar seu carimbo".

A modelo seguiu direitinho a "Guerrilla Tip of the Day" do guru do marketing de guerrilha, Jay Conrad Levinson.

Contests automatically generate excitement about your company because everyone likes to be a winner. A well-designed contest will increase traffic to your online business, improve off-line and online visibility, increase sales, and leave your customers feeling good, whether they win or not. Here are some tips for holding an effective contest:

1) Offer something worth winning: a significant and valuable prize won't cost you that much if its related to your business.

2) Select the audience by selecting the prize: By choosing a gift that relates directly to your business, you'll attract only potential customers.

3) Offer consolation prizes: Just knowing there are other prizes makes people more likely to enter. You may want to offer an inexpensive to all entrants.

4) Think globally: Make sure that your prize can be delivered anywhere.

5) Know the rules: Make sure there are no legal restrictions on awarding your prize to whoever might win it.

Eu tentei votar, mas o link ainda não funciona.



Fala, guerrilheiro! :


6.8.2005

Permalink l 6/8/2005 07:33:28 PM

PR Stunt do Cross Fox





Hoje saiu no Estadão que o Cross Fox está pendurado no cartão postal do Rio de Janeiro. De acordo com o jornal interno da Volkswagen, até o fim deste mês, o carro ficará suspenso e estático a 310 metros acima do nível do mar, na linha de sustentação do bondinho, entre os morros do Pão de Açúcar e da Urca.

Para ficar preso ao cabo de aço, o utilitário esportivo compacto produzido pela Volkswagen do Brasil passou por algumas alterações. O motor, os componentes eletrônicos e toda a parte interna do carro foram removidos para aliviar o peso.

bjs, Tati.


Fala, guerrilheiro! :


Permalink l 6/8/2005 10:35:48 AM

Hotsite da Nívea para o dia dos namorados





A Nívea está fazendo uma campanha viral mas, na minha opinião, acabou parecendo uma campanha promocional normal.

É online, tem um apelo legal de site de street art (manifesto, estética de stencil), está alinhada com o produto, tem um prêmio show (ipod mini), mas parece que falta algo.

Eles até colocaram um manifesto e tal mas não me parece algo que faça as pessoas participarem por afinidade mas sim por causa do prêmio. Compare com o hotsite abaixo que não tem prêmio nenhum. Acredito que as duas ações são guerrilheiras. Mas a da Nike me empolga mais justamente por fugir do conceito estabelecido de promoção.

abs, Daniel.


Fala, guerrilheiro! :


6.7.2005

Permalink l 6/7/2005 11:06:23 PM

Hotsite para gerar virais da Nike.




Tem gente que acha hotsites ou blogs deste tipo anti-éticos porque não deixam explícito que a empresa está por trás da comunicação. E com certeza está, não?

Estas pessoas prefeririam que a Nike tivesse feito um banner num grande portal. Seria mais ético, mais confortável de mensurar o resultado.

Particularmente, eu adoro este hotsite e não me importo se a Nike está ou não por trás.

Extremamente criativo e simples, como qualquer boa ação de guerrilha deveria ser. E, na minha opinião, passa muita atitude para a marca.

A melhor de todas as alternativas é a gordinha na esteira.

abs, GF



Fala, guerrilheiro! :


Permalink l 6/7/2005 10:52:33 PM

Grande idéia para gerar boca-a-boca.




A marca de sorvetes Ben & Jerry's criou uma tranca para ninguém assaltar o sorvete alheio dentro da geladeira. E está a venda aqui.



Fala, guerrilheiro! :


6.6.2005

Permalink l 6/6/2005 03:22:26 PM

PR Stunt da WWF na Folha de hoje.






Fala, guerrilheiro! :


6.3.2005

Permalink l 6/3/2005 07:41:03 PM

Darth na Alameda Santos: quem foi?




Qual foi o blog que fez esta ação e mandou para o Bluebus?

O que Darth Vader fazia ontem na Alameda Santos? | foto 08:08 O Darth Vader que passeava ontem pela Alameda Santos, em Sao Paulo, flagrado por um leitor do Blue Bus, leia aqui, fez uma parada no McDonald's da Rua Augusta. Foi almoçar. A atendente do restaurante achou o cliente muito divertido e registrou o pedido com um sorriso no rosto abaixo. Na verdade, nao se tratava exatamente de um admirador do personagem. Era um teste para uma estrategia de divulgaçao de comunidades virtuais. Na camiseta, Darth Vader exibia o nome de um blog parceiro da empresa para a qual trabalha ;- ). 03/06 Blue Bus

abs, Daniel


Fala, guerrilheiro! :


Permalink l 6/3/2005 06:43:33 PM

Guerrilha anti-Starbucks




O coletivo After School colocou na rede um hotsite para apoiar cafés independentes. Brincando com a logo da rede de cafés Starbucks, no delocator.net, você indica cafés independentes.

Guerrilha anti-globalização, mas sem quebrar vidraças.



Fala, guerrilheiro! :


6.2.2005

Permalink l 6/2/2005 06:27:06 PM

Guerrilha religiosa




Guerrilha lição 1: vá onde o seu público está. A igreja católica da Inglaterra e do País de Gales está usando tática de guerrilha para recrutar novos padres. A ação se baseia em anunciar nas bolachas que ficam sob os copos e canecas de cerveja nos pubs.

Nota do Blue Bus:

Procura padres anunciando nas bolachas da cerveja: A Igreja Catolica na Inglaterra e no País de Gales está usando uma mídia inesperada para recrutar novos padres. Anuncia em bares, nas bolachas que ficam sob os copos de cerveja. O diretor do National Office for Vocations, padre Paul Embry, nao vê problema na iniciativa. Diz que o Papa Joao Paulo 2o nao se prendeu ao Vaticano - levou sua mensagem até onde estavam as pessoas.

abs, Daniel


Fala, guerrilheiro! :

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